quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Empretec transforma vida de Empreendedor Individual

Notícias

O baiano Namilton Ferreira Marques destaca a importância do treinamento para sua vida

Débora Vicentini

Débora Vicentini

Namilton aderiu ao Empreendedor Individual após o Empretec

Eunápolis - A vida não é mais a mesma para o autônomo Namilton Ferreira Marques, 28 anos. O Empreendedor Individual, que ganha a vida com tapeçaria e refrigeração automotiva, levou um choque de motivação após participar do seminário Empretec realizado em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. “Achei excelente o seminário. O método é totalmente inovador. O empreendedor aprende a não ficar justificando seus fracassos. Para mim foi muito proveitoso, não só para a minha vida profissional como também para o campo pessoal”, avalia.

Namilton fabrica e conserta estofados e capas para carros há quatro anos e faz seis meses incluiu instalação e manutenção de ar condicionado em carros no rol dos serviços que oferece. Antes disso, trabalhou por dez anos no posto de lavagem do irmão. Foi na função de gerente que viu aflorarem seus dons naturais para o cálculo e a liderança. Daí,  foi um passo para trabalhar por conta própria.

Em 2010, Namilton aderiu ao Empreendedor Individual. “Sempre quis ter um negócio e administrar algo. Era gerente do posto de lavagem do meu irmão e adorava a função. Gostava de buscar novidades”, conta.

Filial

Namilton sonha alto. Quer ter um negócio bem estruturado em Eunápolis e depois abrir uma filial em Porto Seguro. Também pretende fazer faculdade e aprender a contornar seus maiores obstáculos. “Tenho muita facilidade em calcular, minha dificuldade é mesmo vender porque no meu ramo tenho que ir ao cliente. Minha rede de contatos ainda não está boa. Preciso melhorar muito. E ainda tenho que aprender a divulgar meu serviço. Sei que no Sebrae há cursos que vão ajudar nisso”, analisa.

Namilton já fez duas capacitações no Sebrae, além do Empretec: o curso “A Arte de Vender” e um treinamento on-line. Na opinião dele, os cursos ajudam muito, mas ainda existe dificuldade para conseguir capital para o negócio. “Falta dinheiro para investir. Já estou olhando algumas linhas de crédito nos bancos. Na verdade, quando a gente começa não tem a documentação toda para pegar empréstimo e isso demora um pouco. Não vou desistir. Estou conversando com meu contador e planejando, não importa quanto tempo demore”, destaca.

Enquanto não consegue financiamento, Namilton enfrenta um dia de cada vez na vida de empreendedor. Para isso, conta com a ajuda do irmão, que indica clientes para ele, e aposta no ramo da refrigeração.

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367

Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário